Podemos criar os peixes e camarões em diferentes sistemas de cultivo, a aquicultura moderna preconiza várias tecnologias de criação. O Sistemas de Recirculação Aquícola (do inglês, Recirculating Aquaculture Systems – RAS), usa tecnologias de grande intensidade dos parâmetros como: a densidade de estocagem dos animais por metro cúbico de água, tipo de ração, fluxo de água e o reuso da mesma.
Quando temos a necessidade de reutilizar a água do cultivo, seja por sua pouca disponibilidade, controle com a poluição dos mananciais ou mesmo por competição por outros usos numa determinada bacia hidrográfica, temos motivos de sobra para a utilização do RAS. Este sistema visa o reuso da água de cultivo após o seu devido tratamento. Usado pelo mundo a há mais de 45 anos, segundo (TIMMONS e EBELING, 2013).
Este sistema de cultivo é recomendado para altas densidades de cultivo, pois apresentam custos de implantação em geral mais altos quando comparados aos sistemas de fluxo aberto ou sem tratamento da água de resíduos dos tanques.
Bem projetado o RAS oferece uma série de vantagens sobre os sistemas de cultivos em viveiros abertos, podem ser localizados em áreas não favoráveis à aquicultura como galpões em grande centros, regiões de pouco mananciais, pequenas áreas disponíveis.
Os piscicultores têm maior controle no RAS sobre o ambiente de produção e podem cultivar peixes durante o ano todo em condições ideais de temperatura e oxigenação. A colheita pode ser feita a qualquer momento e o controle pode ser feito com muito mais precisão do que nas criações extensivas. A desvantagens de um RAS é o custo inicial de implantação é mais alto e associado à sua construção o gasto com energia elétrica.
O dimensionamento adequado de todos os componentes do sistema é muito importante, pois se o equipamento for superdimensionado o sistema será mais caro. Se o equipamento for subdimensionado, o sistema não será capaz de manter o ambiente adequado para sustentar a produção de peixe.
Deve-se dimensionar o equipamento de acordo com a quantidade máxima diária de alimentação colocada no sistema, pois a taxa de alimentação diária estimada é baseada na capacidade de carga do sistema, que normalmente excede 1 kg de peixe por metro cúbico de água, para o sistema mais eficiente.
Uma vez que a capacidade de carga e a taxa de alimentação são definidas, definimos o tamanho dos componentes do equipamento calculando a vazão máxima necessária, a taxa de fluxo de cada componente para lavar e tratar qualquer alimento desperdiçado e subprodutos do metabolismo do peixe, e fornecer uma concentração uniforme de oxigênio dissolvido.
A ANTHEROTEC trabalha na viabilização de projetos personalizados e específicos para cada cliente, observando as condições de terreno, condições da qualidade e quantidade da água, o escoamento e abastecimento dos insumos e alevinos e o escoamento de peixes adultos, as condições necessárias da carga elétrica, os tipos de painéis elétricos, e espessura de cabeamento elétrico para o Projeto.
A Piscicultura de Precisão é uma filosofia de gerenciamento piscícola que parte de informações exatas, precisas e se completa com decisões exatas. É uma maneira de gerir um projeto produtivo em metro cúbico ou metro quadrado, levando em conta o fato de que cada área ou setor da piscicultura tem características diferentes.
O principal conceito é aplicar os insumos no local correto, no momento adequado, as quantidades necessárias à produção no RAS. Frequentemente a piscicultura de precisão é definida com base nas tecnologias que permitem o uso de Sistema de Posicionamento Global (GPS) ou sistemas de taxa variável.
A ANTHEROTEC trabalha na gestão de pessoas capacitando os colaboradores desde o início da criação, montando protocolos de ações do sistema do RAS.
Trabalhamos na gestão dos controles de campo, controles dos parâmetros químicos da água, controle financeiro, bem como no treinamento do uso de software de piscicultura.
Oferecemos aos clientes montagem de filtros com eficiência conforme o desafio
Fazemos projeto de estudo para atestar a viabilidade econômica da criação, o objeto é compreender o processo de criação de peixes em tanque elevados, aplicando planilhas de controle de implantação e manutenção da produção, visando a obtenção de dados para análise e analisar os indicadores de viabilidade econômica e nos principais elementos da criação de peixes na modalidade tanque em RAS.