loader image

AntheroTec

Projetos de reprodução de Tilápia

A tilápia (Oreochromis niloticus) foi escolhida pelo World Fish Center em 1988,por sua rusticidade, adaptabilidade a diferentes habitats e maior resistência a doenças. A criação da nova linhagem GIFT ocorreu por meio de cruzamentos entre quatro linhagens comerciais puras de tilápias cultivadas na Ásia e outras quatro linhagens selvagens comumente cultivadas na África. 

Em 2005 o Brasil foi o primeiro país da América Latina a receber a linhagem GIFT por intermédio da Estação Experimental em Piscicultura da Universidade Estadual de Maringá (UEM-CODAPAR) e foram importadas 30 famílias.
Animais geneticamente superiores tendem a tornarem-se mais exigentes, portanto a disponibilização destes animais para o setor produtivo pode exigir adequações nas condições de cultivo, principalmente no manejo nutricional e sanitário buscando assim potencializar a expressão da qualidade genética.

Na incubação artificial dos ovos, estes são coletados da boca da fêmea e levados a incubadoras onde permanecem até a eclosão. As larvas recém eclodidas são carregadas pelo fluxo da água até as bandejas e a partir deste momento tem início tratamento para a reversão sexual com larvas que apresentam a mesma idade.

A prática mais utilizada para o controle da reprodução é a criação de populações monossexo. Na tilápiado-nilo, os machos apresentam melhor crescimento e desempenho na engorda, uma vez que as fêmeas, além de utilizarem grande parte de suas reservas para as atividades reprodutivas, tem o crescimento mais lento.

O método mais comum para a criação de populações monossexo é a reversão sexual de larvas com a utilização de rações contendo hormônios esteróides sexuais sintéticos. Existem evidências muito claras de que a combinação do processo de incubação artificial com uma linhagem superior colabora decisivamente numa nova fase de crescimento acelerado na tilapicultura brasileira.

Produzindo resultados de reversão e crescimento consistentes nos cultivos mais intensivos, esta combinação apresenta as seguintes vantagens:
1. taxas de reversão sexual consistentes e percentual de machos nos lotes superior a 99%;
2. lotes de alevinos homogêneos em termos de tamanho e crescimento (são da mesma idade, tamanho e linhagem);
3. os resultados em termos de ganho de peso e conversão alimentar são os melhores registrados para uma tilápia;
4. maiores rendimento de carcaça;
5. maior docilidade;
6. maior resistência a patógenos e ao manejo intensivo;
7. maior tolerância à diversos parâmetros extremos de qualidade de água (temperaturas, oxigênio dissolvido, etc.);
8. plantel de origem conhecida, conduzido com cruzamentos controlados e seleção por famílias.


A ANTHEROTEC realiza projetos de reprodução de tilapias em todo Brasil , adequando a realidade das pisciculturas selecionadas.

A Piscicultura de Precisão é uma filosofia de gerenciamento piscícola que parte de informações exatas, precisas e se completa com decisões exatas. É uma maneira de gerir um projeto produtivo em metro cúbico ou metro quadrado, levando em conta o fato de que cada área ou setor da piscicultura tem características diferentes.

O principal conceito é aplicar os insumos no local correto, no momento adequado, as quantidades necessárias à produção no RAS. Frequentemente a piscicultura de precisão é definida com base nas tecnologias que permitem o uso de Sistema de Posicionamento Global  (GPS) ou sistemas de taxa variável.

A ANTHEROTEC trabalha na gestão de pessoas capacitando os colaboradores desde o início da criação, montando protocolos de ações do sistema do RAS.

Trabalhamos na gestão dos controles de campo, controles dos parâmetros químicos da água, controle financeiro, bem como no treinamento do uso de software de piscicultura.

Oferecemos aos clientes montagem de filtros com eficiência conforme o desafio

Fazemos projeto de estudo para atestar a viabilidade econômica da criação, o objeto é compreender o processo de criação de peixes em tanque elevados, aplicando planilhas de controle de implantação e manutenção da produção, visando a obtenção de dados para análise e analisar os indicadores de viabilidade econômica e nos principais elementos da criação de peixes na modalidade tanque em RAS.

Nossos diferenciais

Planta baixa
tecnificada

Memorial descritivo
detalhado​

Índices
zootécnicos

Ciclo produtivo
(por semanas)

Fluxo de
caixa

Tabela de
ração

Custo do
projeto

Retorno sobre o
investimento

Solicite um orçamento