loader image

AntheroTec

análise ecônomica e registros na piscicultura

PLANEJAMENTO DA ATIVIDADE PRODUTIVA

Grande quantidade de informação é exigida para o planejamento de uma atividade produtiva de criação de peixe no sistema em recirculação, assim como para efetuar análises da produção de diferentes produtos, a maioria das informações necessárias não são disponíveis nos registros financeiros. Para se obter dados adicionais físicos e de custo, para realização do trabalho, quer a nível de planejamento ou de avaliação, é preciso verificar o problema de inclusão de detalhes no processo de manutenção de registros, a quantidade e profundidade dos dados necessários deverá ser avaliada comparando os custos adicionais ligados ao tempo (trabalho) necessário.
 
É importante manter  os registros básicos da piscicultura, é fundamental possuir esta gama de informações se se deseja aplicar princípios econômicos  para uma boa condução da uma atividade piscícola e para avaliar e considerar as melhorias que se deve introduzir e as mudanças a serem efetuadas no projeto.
 

REGISTROS DE DADOS BIOLÓGICOS

O acompanhamento da produção deve se efetuar através de fichas que reunam a informação biológica necessária para avaliar os aspectos técnicos da produção, mostrando uma forma de registro utilizável para recolher diariamente os dados relativos a alimentação, mortalidade e ao final de cada mês somar os totais desta tabela, o resumo anual de cada tanque elevado da piscicultura.
Outro tipo de registro diário que permite manter um controle dos principais parâmetros associados à produção, como a temperatura, a biomasa, a mortalidade e a alimentação, além de se dispor de um espaço para observações que pode ser utilizado para outros tipos de dados. Uma ficha ou quadro anual é apresentada contendo  informações relativa ao ambiente de cultivo, passando desde a estocagem até a colheita, as amostragens e outras etapas da produção. Os dados podem ser registrados por espécie ou reunindo tudo concernente ao tanque, inclusive os dados processados e dos indicadores biológicos (produção, produtividade, conversão, etc.) ,  para avaliar a eficiência do cultivo.
 

REGISTROS DE DADOS ECONÔMICOS

Existem dois tipos de insumos: os fixos e os variáveis. Os fixos não mudam com a variação da produção, enquanto os variáveis estão diretamente ligados ao nível de intensidade aplicado e a produção resultante. Cada custo deve ser descrito com todos os detalhes possíveis, especificando origem, uso, tipo e quantidade.
 
Os custos variáveis; são aqueles sobre os quais existe alguma forma de controle e que aumentam ou diminuem de acordo com a produção, estes itens como alevinos, fertilizantes, rações, etc. são custos variáveis clássicos.  O Custo Variável Total (CVT) é igual a soma de todos os custos variáveis e o Custo Variável Médio (CVM) se calcula como no caso do custo fixo, expressando o valor por unidade de produto. Os Custos Variáveis existem a curto prazo e a longo prazo sendo aplicados à produção. Abaixo exemplo de custos variáveis na criação intensiva de peixe.
 
Os custos fixos; são associados à propriedade de um insumo ou recurso fixo, geralmente eles não variam, mesmo se não utiliza o insumo e a produção venha a ser alterada a curto prazo. Portanto eles existem independentemente do muito ou pouco uso que se dê ao recurso. O Custo Fixo Total (CFT) é a soma dos vários custos fixos. Os principais componentes desta categoria são:
  • depreciação
  • seguro
  • reparos
  • impostos (de propriedade, não de receita)
  • taxa de juros
Para calcular o valor médio anual do CFT deve-se calcular o valor médio anual da depreciação e dos juros. A depreciação é o valor que um bem perde anualmente devido à sua utilização (na prática é o dinheiro que se guarda para a sua reposição) . Abaixo os custos fixos da produção aquícola.
 
Todas as atividades de piscicultura requerem mão-de-obra, que também deve ser registrada a fim de se avaliar seu custo e sua eficiência, a qualidade (adulto, jovem, homem, mulher, etc.), a quantidade expressa em homem/dia ou homem/hora e o custo unitário (por dia ou por hora) e total. Os menores custos de comercialização podem ter importância sobre o custo total e talvez se queira comparar diferentes opções de venda. 
 
O registro de produtos (saídas) prevê a anotação de tudo que foi produzido no tanque, seja para consumo interno como para venda. No primeiro caso estima-se qual seria o valor perdido por não tê-lo vendido no mercado (custo/receita de oportunidade), assim como a produção que foi utilizada em troca, total ou parcial, de pagamentos (salários). Os custos fixos podem ser gastos efetuados em dinheiro ou simplesmente ser custos de oportunidade. Isto é importante quando se analisa os resultados de uma produção em termos econômicos, porque em termos reais o que é disponível em dinheiro poderia ser muito superior. A depreciação é sempre um gasto fictício (não em dinheiro) e os juros podem ou não ser em dinheiro (depende, caso se retire um empréstimo ou se é custo de oportunidade), assim como é o seguro.

 

ANÁLISE ECONÔMCA

Os princípios econômicos e os orçamentos são importantes instrumentos que auxiliam no processo de planejamento ou de avaliação da atividade. Eles podem ser muito úteis para comparar alternativas, provar ou comprovar a rentabilidade de uma troca proposta ou da produção recém colhida. Existem vários tipos de orçamentos e análises utilizáveis, algumas para avaliar a situação atual ou pequenas trocas e outros mais adequados para analisar inversões.
 
Na construção de um orçamento é preciso estimar ou calcular a produção total e o preço de venda,  os valores coletados influenciam no resultado final, portanto e sobretudo no caso de projeções, há que se ter muito cuidado em como e de onde se obtém esses dados. Os registros da piscicultura são sempre uma excelente fonte de informação tanto para avaliar, como para analisar possíveis trocas ou alternativas e constituem com o passar dos anos um material muito valioso para gerir a atividade produtiva.
 
Os custos variáveis são facilmente calculáveis, conhecendo-se os gastos anotados nos registros ou estimando os parâmetros técnicos do cultivo em tela. Também se deve incluir um custo de oportunidade do capital empregado no período compreendido entre a compra dos insumos e a colheita. Os custos fixos são os associados com depreciação, lucro sobre capital investido, seguro, imposto de propriedade e uma taxa para o terreno.
 
Fonte: FAO ; Shaw, S.A., 1986, Marketing tre Products of Aquaculture. FAO Fish. Tech Pap., (276) : 106p. 
 
 
 
 
 
 

Entre em contato