loader image

AntheroTec

características básicas do RAS

SISTEMAS DE CRIAÇÃO FECHADOS

Sistemas de recirculação para aqüiculturas (SRA), são sistemas de criação fechados e representam alternativas para cultivo intensivo de espécies, em alta densidades de estocagem (kg/m³), precisando menos de 10% da água para renovação diária e uma proporção menor de terreno do que os necessitados por outros sistemas para produzir a mesma quantidade de peixes. O tratamento da água é o responsável pela manutenção dos parâmetros que determinam a qualidade da água, dentro do sistema de criação, necessária dentro das faixas ótimas para efetivo cultivo.

CONDIÇÕES ADEQUADAS

 Somente uma pequena percentagem de água é renovada diariamente, a maioria dos projetos são projetados para produzir com renovação de água entre 3 e 10% do volume total ao dia, estes sistemas permitem produzir com baixo impacto ao meio ambiente. Os parâmetros da qualidade da água de importância para o tratamento de águas residuais, são os seguintes:
      Parâmetros físicos: cor, turbidez, sabor e odor, temperatura;
      Parâmetros químicos: pH, alcalinidade, acidez, dureza, ferro e manganês, cloretos, nitrogênio, fósforo, oxigênio dissolvido, matéria orgânica;
      Parâmetros biológicos: Principalmente os relativos à possibilidade da transmissão de doenças como os coliformes fecais.

 Os parâmetros mais importantes são Oxigênio Dissolvido (OD), Temperatura, Amônia Total (Amônia não ionizada ,NH3 e Amônia Ionizada NH4+), Nitritos (NO2-), Nitratos (NO3-), pH, Alcalinidade ouDureza, Salinidade, Dióxido de Carbono (CO2), Sólidos Sedimentáveis, Suspensos e Dissolvidos. As faixas dos valores ótimos para o desenvolvimento e crescimento dos peixes são diferentes segundo a espécie produzida.

CAPACIDADE DE SUPORTE

O crescimento do lote  é zero no momento em que a capacidade de suporte foi atingida, é expressa em relação à área (kg/ha, kg/1000m2 ou kg/m2 ) ou ao volume (kg/m3) da unidade de produção. Sugestão de capacidade de suporte por tipo de sistema de criação.

BIOMASSA CRÍTICA

O crescimento diário do lote atinge um valor máximo, ou seja, o máximo ganho de peso possível por peixe (gr/d) ou por unidade de área (kg/ha/d) ou volume (kg/m3/d). Neste momento a unidade de produção atingiu a sua biomassa crítica. A partir do ponto de BC o crescimento dos peixes começa a ser cada vez mais reduzido até que o sistema atinja a sua CS e os peixes parem de crescer.

BIOMASSA ECONÔMICA

a biomassa econômica corresponde a uma biomassa entre a capacidade de suporte e a biomassa crítica,  representa o momento onde ocorre o máximo lucro acumulado durante o cultivo. Neste momento a despesca deve ser realizada. Avançar o cultivo além da biomassa econômica resulta em redução da receita líquida por área ou volume, ela gira em torno de 60 a 80% da capacidade de suporte.

SÓLIDOS GERADOS

Os desperdícios gerados num sistema de recirculação são originados no alimento. Isto é manifestado de duas maneiras através do alimento não consumido e através dos excrementos dos peixes em forma sólida, líquida ou gasosa, pode-se adotar que os sólidos suspensos totais produzidos correspondem à faixa entre 25% e 35% da ração fornecida em base seca. Sendo recomendado para projetos o valor de 25% da ração. 

As características físicas mais importantes dos sólidos suspensos num sistema de recirculação são a gravidade específica e a distribuição do tamanho das partículas, o valor médio da
densidade da partícula molhada / densidade da água –densidade aparente- (sg) do material particulado em sistemas de recirculação é 1,19.  O alimento  não sendo consumido após o arraçoamento começa um processo de desagregação.

Após horas de permanência na água as partículas nos sistemas de recirculação 90% da massa de partículas totais são compostas de partículas menores a 30μm.  Os efeitos do bombeamento no tamanho das partículas presentes na água de um sistema de recirculação sugerem que as bombas afetam diretamente as partículas maiores quebrando-as e gerando
partículas com tamanhos moderadamente menores.

Quanto menor o tamanho das partículas na água, mais difícil e caro será sua remoção, uma estratégia recomendável consiste na instalação de sistemas de remoção dos sólidos logo após as unidades de cultivo , na entrada do biofiltro , onde a água é transportada por gravidade.

NITROGÊNIO AMONICAL

Cerca de 30% até 50% da dieta fornecida por meio da ração para os peixes é proteína e quando a proteína é digerida pelos peixes, os rejeitos nitrogenados são excretados pelos animais em varias formas amônia, creatina, creatinina, uréia, aminoácidos e acido úrico. A amônia é um dos produtos finais da metabolização das proteínas,  a amônia não ionizada NH3 e a amônia ionizada NH4+permanecem em equilíbrio dependendo do pH e da temperatura.

A soma dos dois tipos de amônia (NH3 + NH4) é conhecida como nitrogênio amoniacal total (NAT),  a amônia não ionizada é de natureza lipofílica, ou seja, possui afinidade pelas gorduras e, por isso, difunde-se facilmente através das membranas respiratórias e a amônia ionizada tem características lipofóbicas (repele gorduras), penetrando menos rapidamente nas membranas.

O NH3 é a forma mais tóxica dos compostos nitrogenados e a toxicidade do nitrogenio amoniacal depende da percentagem de amônia não ionizada na concentração do total do conjunto do nitrogenio amoniacal, que  depende do pH da água. Para pH de 7,0, menos de 1% do nitrogenio amoniacal está na forma tóxica, para um valor de pH de 9,0 mais de 40% está na forma não ionizada (tóxica). Nos sistemas de recirculação, uma maneira extremamente efetiva de controlar a toxicidade da amônia é a traves do controle do pH. Uma consideração fundamental no projeto de sistemas de tratamento para criação de peixes é a minimização da concentração do nitrogenio amoniacal. 

A taxa de produção do nitrogenio amoniacal num sistema de criação é uma função do metabolismo dos peixes e da degradação biológica do alimento não consumido e também  a taxa de produção de nitrogênio amoniacal total nos sistemas de criação de peixes é 0,092% da proteína fornecida diariamente.

(continua em outra matéria)

Fonte: Iván Andrés Sánchez Ortiz /UNESP Ilha Solteira, tese

 

Entre em contato