Carregamento Hidráulico
As taxas de carga hidráulica são considerações de concepção muito importantes tanto para os biofiltros retangulares como para biofiltros de contato biológicos rotativos. A taxa de fluxo total por unidade de área do biofiltro, e a área seccional é definida como a taxa de carga hidráulica expressa como fluxo por unidade de área (m3/m2). O limite inferior da carga hidráulica é a taxa mínima de molhagem, que é a taxa de fluxo mais baixa que molha todos os meios no filtro, ela é importante, uma vez que os meios não molhados não irão influenciar no crescimento bacteriano. Abaixo temos cascalho de telha, cerdas plásticas, e pedra pomes, na foto de capa tijolo baiano, dentre muitas outras mídias usáveis.
Para efeitos de concepção, um meio de mídia de 50 m3/m2 é considerado seguro. Em meios com elevada fração vazia, como os utilizados em muitos biofiltros, ocorre pouca lavagem do biofilme e a perda de superfícies nitrificantes ativas. Uma medida razoável 188 m3/m2 para meios de plasticos embalados aleatoriamente dentro do biofiltro, foto abaixo com mídia de 234 a 350 m3/m2 para mídias expecíficas para filtros biológicos. Ao operar e projetar biofiltros, as taxas de fluxo para os biofiltros devem ser tão altos quanto possível , cerca de 300 m3/m2 em média para minimizar os custos de bombeamento.
Movimento de substrato
O movimento do substrato (amônia, nitrito, oxigênio) e os resíduos bacterianos (nitrito, nitrato) das células bacterianas é frequentemente um fator limitativo no desempenho do filtro biológico. O biofiltro, (a mídia) é revestido com um biofilme, resultante do população bacteriana em crescimento. Os dois componentes onde o transporte em massa se torna importante estão dentro do biofiltro na superfície do biofilme e depois dentro do biofilme. Para o inicio da colonização, é importante:
- Adicionar bicarbonato de sódio (NaHCO3), para aumentar a alcalinidade.
- Inicialmente a alcalinidade do sistema deve ser de 150 mg / l de CaCO3.
- Alcalinidade neste nível proporciona o crescimento de bactérias Nitrosomonas.
- Para bactérias Nitrobacter, a alcalinidade deve ser 200 a 250 mg / l de CaCO3.
- Para elevar a alcalinidade do sistema a regra é que para o aumento de cada 10 mg / L, adicionar 50 gramas de bicarbonato de sódio para cada 3,5mil litros d’água.
Anthero/2022