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Plano de negócio para RAS

Plano no papel

Um plano de negócio de aquicultura possui  menos erros quando se expõe todos pensamentos, objetivos, suposições e resultados da investigação no papel. É necessário  ter um plano de negócios para assegurar o financiamento. É o futuro do seu negócio aquícola no papel, e um mecanismo para testar os sonhos contra os desafios esperados e oportunidades. A tarefa de preparar uma proposta comercial pode ser enfadonha, pesada e demorada, mas os numerosos fatos e números são necessários para o plano,  e podem ser confusos e demorados para recolher.
 
Os credores não estão familiarizados com práticas e mercado da aquicultura potencial, eles estão preocupam com a incerteza e risco associado aos empreendimentos de aquicultura. Para que o credor compreenda aquicultura e o seu potencial, um negócio inadequadamente preparado  uma proposta de empréstimo resultará numa rejeição pelo credor. Há dois componentes principais de uma proposta de empréstimo comercial: o plano de marketing e o plano financeiro análise. No seu conjunto, uma análise bem concebida plano de marketing e um plano financeiro cuidadosamente documentado e com análise detalhada resultará em favoráveis consideração por um credor.
 
Muitas áreas da gestão empresarial são necessárias para organizar a proposta de modo a que uma determinada ideia possa ser avaliada e concretizada. Para uma maior probabilidade de sucesso, um esforço lógico e consistente desde a ideia até à proposta deve ser empregada. Cada empresa de aquicultura será diferente e exigirá um plano específico. O processo de preparação de uma proposta para apresentação a uma instituição financeira requer várias etapas:
 
– O início de um empreendimento começa com uma ideia, que se torna um desejo  principal(ais).
– A ideia é convertida em objetivos a serem alcançados, tanto a longo como a curto prazo.
– Os objetivos conduzem à formação de um plano de ação básico a ser analisado, produzindo várias alternativas para a realização dos objetivos.
– É tomada uma decisão para a melhor alternativa, dependendo do circunstâncias enfrentadas pelo(s) director(es).
– Finalmente, a proposta de financiamento é redigida com um objetivo organizado e lógico para o plano de ação.
 
Os objetivos a longo e curto prazo definem a direcção pela qual o empreendimento aquícola pode tornar-se uma realidade, estes objetivos a longo prazo são alcançados ao longo de vários ciclos econômicos, enquanto os objetivos a curto prazo criam um caminho para a realização dos objetivos a longo prazo. Uma vez estabelecidos os objetivos, um plano básico, incluindo várias alternativas, é desenvolvido.
 
Todas as alternativas devem ser avaliadas utilizando critérios desenvolvidos a partir do objetivos. A análise das alternativas deve ser consistente para comparação e deve ser capaz de produzir um ou dois “melhores” planos. Os tipos de As alternativas são altamente dependentes da natureza da actividade aquícola (isto é, localização), escala, nível de integração, tecnologia, espécies).  Após identificar várias alternativas, o passo seguinte na análise é estabelecer critérios pelos quais as alternativas pode ser comparado.
 
Como a maioria dos objetivos são financeiramente orientados, um conjunto de critérios é o das demonstrações financeiras (outros critérios, tais como objectivos de produção, devem ser considerados). Demonstrações financeiras pro forma incluem fluxo de caixa, declaração de rendimentos, balanço, e a declaração de alterações na posição financeira. A partir destas declarações podem ser adaptados critérios específicos, tais como a taxa interna de retorno, o período de reembolso, e rateios financeiros. Estes critérios podem ser utilizados pelos bancos para seleccionar um ou dois “melhores” planos das alternativas.
 

Plano de Marketing

O plano de marketing é frequentemente o componente mais negligenciado da  proposta de negócios, geralmente procura concentrar-se nos aspectos técnicos de produção e não gastar tempo considerando as oportunidades de mercado. O  mais bem sucedido projeto são aqueles que são orientados para o mercado, têm análise de diversos mercados , e são comprometidos com os seus clientes. O mais útil para o projeto é apresentar informação sobre a dimensão da indústria, tendências atuais, e crescimento potencial global.
 
O plano de marketing deve ser desenvolvido antes da análise financeira, como qual a espécie, periodicidade da colheita, ou volume total anual. Deve ser baseada numa e análise de mercado específico para esse negócio em particular, para os pequenos produtores, especialmente deve analisar cuidadosamente o mercado oportunidades antes de começar a produzir peixe. Um produtor potencial deve começar falando com todos os filetadores locais, operações que manuseiam o peixe. Mesmo se o criador pretende vender estritamente a uma unidade de transformação, é importante para compreender o produto qualidades e características esperado pelos operadores filetadores e consumidores finais. As visitas devem ser feitas as mercearias e restaurantes que vendem peixe. 
 
O piscicultor deve ter atenção ao preço de venda, forma do produto (filetes, bifes, inteiros, inteiros, em rodelas, fresco, congelado, etc.), os requisitos de qualidade, as espécies disponibilidade, quantidades vendidas, etc. Conversas com o restaurante gerente ou comprador de peixes para o loja, pode lançar luz sobre fontes de fornecimento, preferência pelos processadores, e questões de qualidade. Todo o potencial e produtores de peixe estabelecidos deve compreender o ambiente de frigorifico  do seu produto.
 
Os criadores  em grande escala precisam claramente identificar um mercado alto, o volume de saída, tal como o dimensionamento de uma fábrica de processamento. É essencial que  investa um tempo para encontrar com os compradores e com os tecnicos das instalações de processamento antes da construção das instalações. Principais considerações e informações da planta incluem factores tais como:
 
1. Preços históricos pagos pelo peixe desta planta, em comparação a outras plantas.
2. Taxas de ancoragem ( percentagem deduzida do montante total da entrega) para peixe descartado, peixe fora de tamanho,
3.Custos de transporte.
5. Frequência de pagamento aos criadores e duração típica de tempo entre o momento da entrega de peixe e o tempo de pagamento.
6. Questões de sazonalidade.
7. Requisitos de volume de entrega.
8. Requisitos e limites para tamanho do peixe. 
9. Normas de qualidade, procedimentos, e requisitos incluindo notas de sabor, dimensionamento, e qualidade da carne.
10. Quotas de entrega e programação padrões de entrega peixe.
11. Quer os contratos sejam ou não necessário.
12. Requisitos de ligação do Estado e se a planta está em conformidade.
 

Plano de Marketing para Pequenos criadores

1. Vendas  vivo com processamento personalizado.
Em áreas com populações exibindo um consumo regular de peixe, vendas de peixe vivo pode ser um meios para conseguir preços mais elevados.
A capacidade de processar peixe de acordo com as preferências do cliente pode atrair um cliente mais amplo clientela.
 
2. Operações de pesque pague.
Operações de pesca essencialmente vender um oportunidade aos seus clientes, mas se localizado num raio de 30 a 50km de um grande centro populacional, pode oferecer um mercado viável escoamento para peixes criados em piscicultura.
 
3. Vendas a mercearias locais e restaurantes.
Será necessário processamento, a menos que o restaurante o pessoal limpe o peixe.
Tipicamente apenas gestores de restaurantes muito exclusivos irão comprar peixes inteiros para serem limpos pelos seus pessoal.
 
4. Vendas vivos a  transportadores de peixe.
Estas empresas ou indivíduos possuem caminhão para transporte de peixe vivo para povoar lagos ou mercados de venda ao vivo.
Para todos os aspectos acima referidos, estimativas cuidadosos de volumes, preferências de tamanho, custos associados às vendas, e os regulamentos estatais e locais devem ser avaliado cuidadosamente.
 

Plano financeiro

Existem  excelentes livrossobre a preparação de um negócio para proposta de empréstimo, sobre gestão, e sobre a análise financeira, mas é para além do âmbito de uma ficha informativa para apresentar definições detalhadas do termos e conceitos utilizados no desenvolvimento das demonstrações financeiras. A proposta comercial deve começar com uma descrição da piscicultura onde a operação será estabelecida. Um detalhamento do local em termos de características do solo, condições ambientais, e o abastecimento de água deve ser apresentado.
 
A proposta comercial deve incluir uma discussão exaustiva de o sistema de produção proposto, como as  taxas de estocagem, fontes de ¨sementes¨, taxas de alimentação antecipada, e aeração, a estratégia precisa de ser apresentada de forma clara e consistente. Para exemplo, a taxa de alimentação deve ser apropriado para a taxa de armazenagem como as baixas taxas de armazenagem não requerem aeração intensiva.
 
Os métodos de colheita devem ser incluído, o investimento de capital para os requisitos de colheitas diferem de criadores para criadores, os que planejam colher suas safras e para aqueles que contratam serviços de  colheitas. Possíveis problemas de produção como por exemplo, o sabor ou sabores estranhos deve ser mencionado. Isto demonstra uma consciência do problema por parte dos criadores e também avisa o emprestador o potencial fluxo de caixa ou problemas para pagamento da dívida.
 

Esboço como guia do Plano de Negócio

Fatores ambientais e industriais gerais, que são externos à proposta, mas que não deixam de ter impacto na mesma, e deve ser considerada. O ambiente geral pode ser visto através do sociocultural, económico, governo, tecnologia, e questões internacionais. A indústria pode ser examinada no contexto de forças que afectam o desempenho do mercado. O seguinte esboço geral é útil como guia para o conteúdo da proposta comercial da aquicultura:
1. Página de título
2. Índice
3. Declaração de objetivo
4. Sumário executivo
5. O negócio
a. História
b. Mercado
c. Marketing
d. Concurso
e. Operações
f. Gestão
g. Investigação e desenvolvimento
h. Pessoal
i. Aplicação e efeitos de empréstimo/investimento
j. Calendário de desenvolvimento
k. Sumário
6. Plano financeiro
a. Fontes e aplicações
b. Lista de equipamento capital
c. Análise do ponto de equilíbrio
d. Balanço pro forma
e. Declaração de rendimentos pro forma
f. Fluxo de caixa pro forma
g. Demonstrações financeiras históricas
h. Capitalização bolsista
i. Capitalização da dívida
7. Documentos de apoio
 
Fonte:Dr. Robert Pomeroy Connecticut Sea Grant Extension Department of Agriculture and Resource Economics University of Connecticut
Connecticut Sea Grant College Program – The University of Connecticut – 1080 Shennecossett Road.

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